História do Pari
Perfil
Distrito com comércio especializado em doces, plásticos e confecção. É um bairro misto, com predominância de estabelecimentos industriais e comerciais. Possui boa infra-estrutura. Tinha uma Universidade, a São Francisco do Pari, que ficava na Rua Hanneman.
Histórico
O bairro do Pari, com mais de 400 anos, tem uma história interessante a respeito do seu nome: os peixes vendidos no centro da então vila de São Paulo eram pescados principalmente nos rios Tietê e Tamanduateí. Tais rios possuíam na época lugares piscosos e próprios para a instalação de “paris”. Pari era uma cerca de taquara ou de cipó, estendida de margem a margem para pescar peixes (o instrumento veio a dar nome ao bairro)
Com um comércio intenso e muitas indústrias, o Pari é conhecido como o “bairro doce” de São Paulo desde o século XX, em razão do grande número de atacadistas e indústrias de doces na região. Localizado a cerca de quilômetros da região central, e apesar de ter apenas 2,75 quilômetros quadrados, suas ruas são largas, todas asfaltadas e algumas exibem farta vegetação. Além disso, não há falta de infra- estrutura, como iluminação e redes de água e esgoto.
Correios e Telégrafos
R Pedro Vicente, 304, Ponte Pequena – São Paulo, SP
Delegacia de Polícia
R: Rio Bonito, 950 – Pari
Bairros existentes do distrito Pari
- Canindé
- Pari
Dados
Aniversário : 09/11
Area : 2,9 km²
População : 14.824
Nº de ruas : 186 (c/Brás)
Ruas de comércio : R. Rio Bonito, Av. Carlos de Campos, R. Silva Teles, R. Vautier
Características : Bairro com muitos descendentes de portugueses, coreanos e palestinos. Possui comércio especializado de doces, plásticos e confecções
Fonte : Subprefeitura Mooca e Wagner Wilson (MTB 73.924)
Doces Lembranças – Histórias Saborosas do Pari