Bairro do Pari

Noticias e fatos relevantes do Pari e região
Nhoque da Cigana

Então, reza a lenda que no século IV, exatamente no dia 29 de dezembro, um santo católico chamado de São Pantaleão estava andando pelas ruas de um vilarejo na Itália, mal vestido cheio de trapos.

Decerto, este Santo Católico estava com bastante fome e, por conta disso, bateu em uma porta de uma família muito humilde pedindo alimento. A família ali em questão não tinha muita comida para oferecer, mas mesmo assim convidaram o santo católico travestido com trapos para entrar e comer junto à mesa.

No entanto, a comida era nada mais nada menos que nhoque, porém haviam poucos nhoques para servir, então a família dividiu exatamente sete pedaços para cada, e essa foi a refeição de jantar de todos.

Assim que o São Pantaleão terminou de comer o nhoque, ele agradeceu e seguiu seu caminho pelas ruas tortuosas. Contudo, para a surpresa da família, o suposto andarilho havia deixado muito dinheiro debaixo do prato como forma de agradecimento pela refeição.

Então, a refeição de nhoque no dia 29 de todos os meses se tornou uma verdadeira tradição italiana, muito repetida no Estado do Paraná. Desde então, todo dia 29 dos meses é Dia do gnocchi della fortuna (ou nhoque da sorte)!

tradição seguida desde o século IV é baseada em seguir alguns passos de São Pantaleão durante a refeição. Em resumo, no dia 29 a família deve preparar um nhoque delicioso, colocar uma quantia em dinheiro embaixo do prato e comer os sete primeiros pedacinhos realizando um desejo. Em seguida, deve-se guardar esse dinheiro até, no mínimo, o dia 29 do outro mês e repetir a ação, para que assim haja prosperidade eterna na sua casa.

Fonte : Nhoque da fortuna – História, receitas e ritual da sorte para atrair dinheiro (r7.com)

Adquira a receita do Nhoque da Cigana


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.